Próteses para membros inferiores

NÍVEIS DE AMPUTAÇÃO
Parcial dos dedos do pé – retira-se a 1ª ou 2ª falange; permanece o coto

Desarticulação do dedo do pé – retirada total do dedo.

Transmetatársica – 3ª, 4ª e 5ª metatarso são retirados.

Lisfranc – É uma fratura e luxação da articulação entre o ante pé (falanges e metatarso) e o pé médio (navicular, cuneiforme e cubóide); a luxação é dos metatarsianos e a fratura acontece nos pequenos ossos do pé médio atrás identificados.

Chopart – Considerando que as amputações associadas às doenças vasculares periféricas são praticadas em grande maioria nos membros inferiores, 4 o conceito de reabilitação nesta área é relacionado com a restauração da locomoção através da deambulação. Esta associação de doenças vasculares com aparelho locomotor é conhecida desde suas manifestações iniciais, como a claudicação intermitente. Ao praticar operações de revascularização, o cirurgião esta reabilitando o paciente à condição de caminhar normalmente. Nesta situação, entretanto, não houve perda de segmentos corpóreos, e o retorno ao deslocamento normal depende das condições gerais do paciente.

Pirogoff – Amputação do pé através da articulação do tornozelo com a retenção de parte do calcâneo- Symes – desarticulação do tornozelo.

Abaixo do joelho – longa – retira-se mais de 30% do comprimento da tíbia.

Abaixo do joelho – curta – retira-se menos de 20% do comprimento da tíbia.

Desarticulação do joelho – retira-se a patela, a tíbia e a fíbula, ficando o fêmur totalmente íntegro.

Acima do joelho – longa – retira-se mais de 60% do comprimento do fêmur.

Acima do joelho – curta – retira-se menos de 35 % do comprimento do fêmur.

Desarticulação Coxofemoral – retira-se totalmente o fêmur.

Hemipelvictomia – retira-se a metade inferior da hemipelve.

Hemicorporectomia – retira-se a parte inferior do corpo, abaixo de L4- L5. Este procedimento dificilmente é utilizado, devido a complicações que futuramente serão evidenciadas.

Causas de amputações em membros inferiores (MMII)

Vascular periférica

Traumática de qualquer natureza