Duvidas ou questoes?

icone-protese-inferiorPrótese do membro inferior

Perguntas mais comuns relativas aos cuidados com o coto e uso de próteses.

Pergunta: Quando posso colocar a prótese?

Peter Kuhn.: Assim que cicatrizar e houver autorização médica.

Pergunta: Quanto tempo após a amputação, posso colocar a prótese?

Peter K.: O mais rápido possível, desde que o coto esteja cicatrizado e com autorização médica. Podemos protetizar pacientes com até 1 mês da amputação.

Pergunta: Quanto tempo dura uma prótese?

Peter K.: Depende do grau de atividade do paciente, e da qualidade dos componentes. A média é entre 4 e 5 anos, mas existem pacientes que a utilizam por muito mais anos.

Pergunta: Posso molhar a prótese?

Peter K.:Existem componentes apropriados para entrar na agua, os componentes mais sofisticados, são resistentes a chuva e umidade, e já existem alguns joelhos high-tech que são a prova d’agua.

Pergunta: Por quanto tempo devo utilizar a faixa elástica?

Peter K.:Deve utiliza-la até que as medidas do coto deixem de diminuir.

Pergunta:É verdade que o primeiro encaixe sempre deve ser trocado depois de alguns meses?

Peter K.:Sim, quando é a primeira prótese normalmente o coto diminui ainda mais com a utilização da prótese, até ter eu ser substituído.

Pergunta:Para me reabilitar, preciso ter uma prótese cara?

Peter K.:Não, normalmente, as próteses mais simples, também conseguem dar uma boa reabilitação, mas é claro que quanto melhor forem os componentes, melhor performance terá o paciente.

Pergunta:Quando vou dormir, ou tomar banho, preciso tirar a prótese?

Peter K.:Sim, sempre ao dormir por longas horas, mas hoje existem próteses que permitem que o paciente tome banho.

Pergunta:Pessoas com idade avançada, podem se beneficiar com a utilização de uma prótese?

Peter K.:Com certeza sim, algumas vezes com limitações, mas normalmente vão bem, claro que dependendo do nível da amputação. As amputações que exigem a colocação de um joelho protésico, são de reabilitação mais difícil.

Pergunta:Quando a criança utiliza uma prótese, deve troca-la a cada ano?

Peter K.:Não, as próteses podem durar até dois anos. O problema não é aumentar a altura da prótese, mas sim ter que trocar o encaixe, pois o coto não só cresceu, mas ganhou mais volume.

Pergunta:Posso utilizar, sapatos ou tênis, com diferentes alturas de salto?

Peter K.:Não, a maioria dos pés, exige sempre a mesma altura do salto, mas existem pés que permitem a troca de salto, pois tem regulagem que o próprio paciente pode alterar.

Pergunta:Preciso higienizar minha prótese e meu coto?

Peter K.:Com certeza sim, a falta de higiene, além de causar mau odor, pode causar alergias e infecções, que são causadas pelo suor ou fungos e bactérias.

Pergunta:Como devo higienizar o coto e a prótese?

Peter K.:O coto deve ser lavado com sabonete anti-septico, e o encaixe da prótese pode ser limpo com álcool, mas não colocar o coto direto na superfície que foi limpa com álcool.

Pergunta:A fisioterapia é importante?

Peter K.:Com certeza, antes de colocar a prótese fortalecendo o coto, e depois com a prótese para começar a caminhar até reabilitação final.

Pergunta:A prótese pode causar lesões?

Peter K.:Sim, pode, quando na fase de adaptação, em caso de atrofia ou hipertrofia do coto, e em desgaste de material. Em caso de lesão no coto, entrar em contato imediato como o ortesista e protesista.